O site Redunicre utiliza Cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos.
Ao visitar-nos está a consentir a sua utilização. Para mais informações clique aqui.

Seleccione uma letra:

A

Acquirer

Organização que estabelece contratos com comerciantes (retalhistas, lojistas, hotéis, rent-a-car, etc) com o objectivo de permitir a aceitação de cartões (exemplo: cartões VISA) no pagamento de bens e serviços, incluindo levantamento de dinheiro.

Active-X

Linguagem de programação standard, desenvolvida pela Microsoft, que permite conceber aplicações de cliente complexas, bem como aceder a estas através de um browser. É concorrente da linguagem Java.

Applet

Imagens, que podem ser animadas, utilizadas nas páginas dos sites.

ASP (Aplication Service Provider)

Empresa que fornece aplicações informáticas em regime partilhado aos seus clientes.

ATM (Automated Teller Machine)

Caixas automáticas, vulgarmente chamadas de Multibanco.

Autorização

Quando o comerciante se apresta para fazer uma transação manual acima do floor limit, deve contactar o Centro de Autorizações da Redunicre e solicitar o respetivo código de autorização.

voltar ao topo

B

B2B (Business to Business)

Diz-se do e-commerce realizado por empresas entre si.

B2B exchanges

Expressão genérica que pode ser utilizada para caracterizar e-marketplaces, e-procurement sites e seller sites.

B2C (Business to Consumer)

Diz-se do e-commerce realizado entre empresas e consumidores.

B2G (Business to Governement)

Também designado de B2A (Business to Government). Diz-se de relações entre governo e empresas recorrendo às tecnologias digitais.

Banner

Área retangular do ecrã que publicita uma marca, procurando cativar o utilizador a fazer click sobre ele e entrar no site correspondente.

Bookmark

Apontador para um documento web que se guarda numa página de referência rápida (bookmark page).

Broker

Intermediário que coloca em contacto comprador e vendedor.

Browser

Programa, como o netscape navigator ou o microsoft explorer, que permite visualizar páginas na web e mover-se na web (o mesmo que web browser).

voltar ao topo

C

C2B (Consumer to Business)

Diz-se do e-commerce quando a iniciativa parte do consumidor.

C2C (Consumer to Consumer)

Referente ao e-commerce em que consumidores negoceiam entre si, com o patrocínio de um broker. As situação mais usuais são os leilões.

Certificado Digital

Forma de identificação digital, como se de um passaporte ou bilhete de identidade eletrónico se tratasse, podendo igualmente ser utilizado para efetuar transações eletrónicas em redes abertas com segurança, assinar digitalmente documentos, e disponibilizar outros mecanismos para fins de confidencialidade.

Chapa de máquina manual

Pequena chapa presente na máquina manual e que identifica o comerciante nas transações manuais.

Chargeback

Devolução de uma transação pelo emissor do cartão ao acquirer.

Chat

Forma de comunicar online escrevendo comentários e respondendo a outras pessoas que estão a fazer o mesmo.

Chave privada

Elemento do par de chaves assimétricas, destinado a ser conhecido apenas pelo seu titular, mediante o qual se opõe a assinatura digital no documento eletrónico ou se decifra um documento eletrónico previamente cifrado com a correspondente chave pública.

Chave pública

Elemento do par de chaves assimétricas destinado a ser divulgado, com o qual se verifica a assinatura digital aposta no documento electrónico pelo titular do par de chaves assimétricas ou se cifra um documento electrónico a transmitir ao titular do mesmo para de chaves.

Ciberespaço (Cyberspace)

Termo utilizado por William Gibson no seu romance Neuromancer para descrever o imenso espaço constituído por todos os computadores e respectivos serviços ligados entre si.

Clickthrough

– O ato de clicar num banner ou outro anúncio, que leva o utilizador para o site do anunciante.

Conteúdos

É informação que constitui a página web. Bons conteúdos constituem um fator chave de sucesso para atrair os utilizadores ao site, reter o seu interesse e fomentar visitas futuras.

Contrato de Representação

Ativação do sistema de aceitação de cartões de crédito em POS dos Bancos, desde que o Comerciante tenha contrato com a Redunicre.

Cookie

É um pequeno ficheiro de texto guardado no PC do utilizador que permite a sua identificação quando este visita o site correspondente. Normalmente têm informação acerca do Login, configurações do utilizador, etc.

Cracker

Pessoa que tenta aceder a informação confidencial através da Internet. Ao contrário dos hackers , fazem-no por divertimento e para colocarem desafios a si próprios. Acabam por não retirar qualquer informação.

CVV / CVC 2

Também conhecido por código de segurança. Número composto por três digitos, impressos no verso do cartão, a seguir ao número, no lado direito do painel de assinatura de todos os cartões Visa e Europay.

voltar ao topo

D

Domínio

O mesmo que web site. Nome de uma rede de computadores com endereço comum (por exemplo, em www.funet.fi e em ftp.funet.fi, o domínio é funet.fi). Ao último termo de um domínio chama-se Domínio de Topo.

DOV (Data Over Voice)

Linha de comunicação que, tal como o nome indica, permite que POS e telefone funcionem ao mesmo tempo. Dados e voz correm ao mesmo tempo na mesma linha sem interferências mútuas.

Download

Transferência de programas, imagens ou ficheiros de um Servidor para o Computador.

voltar ao topo

E

EFF (Electronic Frontier Foundation)

Entidade americana criada em Julho de 1990 que se dedica a análise dos problemas legais e sociais ligados com a Internet, de modo a garantir que, com o surgimento das novas tecnologias, os princípios da Constituição continuam a ser respeitados.

voltar ao topo

F

Facturas

Impressos usados nas máquinas manuais e que permitem aos comerciantes efetuar transações manuais.

Firewall

Sistema de segurança entre o computador/servidor e a Internet. O sistema permite o envio de informação e verifica a receção de dados, evitando acessos não autorizados.

Floor limit

Montante da transação acima do qual o Comerciante tem que pedir autorização ao acquirer. Este é atribuído ao Comerciante pela empresa de acquiring.

FTP (File Transfer Protocol)

Protocolo de transferência de ficheiros entre dois computadores através da Internet.

voltar ao topo

H

Hacker

Pessoa que tenta aceder a recursos confidenciais através da Internet sem a devida autorização. Normalmente fazem-no com intuitos não lícitos (ex. espalhar vírus, vender a informação obtida, ou usá-la em proveito próprio, etc.).

Hardware

Componente física dos equipamentos informáticos.

Homepage

Página índice de um site que contém normalmente um menu de opções e links para outros recursos dentro do site.

HTML (HyperText Markup Language)

Linguagem utilizada para definir o texto e o layout das páginas gráficas da Internet.

Hyperlink

Endereço sobre o qual, fazendo um click, somos conduzidos para a página correspondente algures na web (o mesmo que link).

voltar ao topo

I

Internauta

Utilizador da rede Internet que consulta ou põe à disposição informações na Internet.

Internet

A maior rede de comunicações e serviços de informação a nível mundial, constituída por um grande número de outras redes, locais ou não, e que utilizam o protocolo IP para comunicarem entre si.

IP (Internet Protocol)

Protocolo que define o formato e a sequência de troca de mensagens entre computadores na Internet.

IRC (Internet Relay Chat)

Ferramenta de comunicação que permite conversações em tempo real, baseadas em texto, entre duas ou mais pessoas ligadas ao mesmo tempo em qualquer ponto da Internet.

Issuer

Entidade que emite os cartões (normalmente é um banco).

ITV (Interactive TV)

Tecnologia que junta televisão e Internet permitindo ao utilizador a participação de forma interactiva nos programas de televisão.

IVR (Interactive Voice Response)

Tecnologia de integração de computador, telefone, servidor de base de dados, fax e utilizador, mediante a qual este pode ligar, e no mesmo instante ter a resposta para a sua dúvida, desde que o seu telefone conste da base de dados. A mesma pode ser em conversação, via fax, e-mail ou outra.

voltar ao topo

J

Java

Linguagem de programação que permite incluir pequenos applets (imagens, animadas ou não) em páginas da web.

voltar ao topo

L

Linha Comutada

Linha analógica que utiliza a plataforma normal de um operador de telecomunicações fixas.

Linha Dedicada

Linha de comunicação mais rápida, com emissor e recetor especificados. É uma linha que é disponibilizada só para um fim.

Lista negra

Lista enviada quinzenalmente pela Redunicre e que deve ser consultada aquando de qualquer transação manual em que não recorra ao Centro de Autorizações (para transacções de valor abaixo do floor limit). Desta lista constam os cartões Visa, Mastercard e Diners que tenham sido roubados ou alvo de fraude. Assim, e caso o nº do cartão do seu cliente conste da lista negra, contacte imediatamente a Unicre (21 313 29 29 - Centro de Autorizações).

Logout

Saída ou abandono de um sistema ou programa informático.

Loja Virtual

Site com operações comerciais online.

voltar ao topo

M

Mail lists

Lista de endereços de e-mail para redistribuição automática de mensagens por um grupo de utilizadores previamente inscritos.

Máquina Manual

Máquina fornecida pela Redunicre para que possa fazer transações nos casos em que o POS não funciona, quando o comerciante não possua nenhum POS, ou sempre que um cliente titular de cartão de crédito não queira realizar a transação de forma electrónica.

MIA-SET (Merchant Iniciated Authorisation – Secure Electronic Transaction)

Extensão do protocolo SET que tem como característica o facto do cliente poder utilizar o seu cartão de crédito normal e não um certificado digital específico para as transações on line. Este sistema permite que o comerciante seja certificado digitalmente pelo acquirer, possibilitando transações seguras, com todos os cartões de crédito, assegurando a integridade da mensagem transmitida pela Internet.

MO/TO (Mail Order/Telephone Order)

Transações feitas com o cartão não presente e cujo pedido de autorização é feito ao acquirer pelo correio, fax ou telefone.

Modem

Dispositivo que permite ligar o PC a uma linha telefónica de modo a que este comunique com outros através de uma rede telefónica.

Motor de busca

São ferramentas que indexam as webpages de sites registados. Os utilizadores podem pesquisar estes índices digitando as keywords relacionadas com a informação que pretendem encontrar.

voltar ao topo

N

Navegação

Método utilizado para encontrar e se movimentar entre a informação e as páginas de um site.

voltar ao topo

P

Payment Gateway

Combinação de hardware e software que faz a ligação entre dois tipos diferentes de redes. É um aparelho operado por, ou para, um acquirer, que processa mensagens de pagamento do comerciante.

Payware

Software utilizado pelos comerciantes virtuais e que faz a gestão dos pagamentos. Possibilita a troca de transações eletrónicas seguras entre um browser SET, o servidor do comerciante e a payment gateway. É utilizado pelos comerciantes para processar e gerar mensagens SET.

Pin (Personal Identification Number)

Código pessoal, composto por 4 dígitos, dado ao possuidor do cartão pela entidade emissora.

Portal

É porta de entrada na Internet. Muitos dos portais evoluíram a partir de motores de busca. O que os transforma em portais é o facto de fornecerem outros serviços para além da busca. Constituem boas opções para notícias, jogos, informação geográfica, compras, para além de serem uma boa rampa para saltar para outros endereços, através dos directórios que disponibilizam. Outros portais foram criados para agregar diferentes conteúdos pertencentes a um mesmo grupo económico.

POS (Point of Sale) ou TPA (Terminal de Pagamento Automático)

Terminal ou dispositivo similar usado no ponto de venda para obter autorização de uma ordem de pagamento de forma eletrónica. Permite a aceitação de cartões de utilização exclusiva em ambiente eletrónico.

Protocolo

Conjunto de regras padronizadas que especifica o formato, a sincronização, a sequência e a verificação de erros em comunicação de dados e que todos os PCs devem cumprir para poderem desenvolver tarefas compatíveis entre si.

voltar ao topo

Q

Quiosque

A mais recente definição de quiosque refere-se a terminais públicos que oferecem desde acesso à Internet a informações sobre viagens, passando pelos serviços de ATM. Os seus ecrãs tácteis permitem ao utilizador aceder à rede e fornecer informação sem rato e sem teclado.

voltar ao topo

R

Registo

Processo através do qual os utilizadores submetem informação sobre si próprios, de modo a ter acesso a conteúdos exclusivos do site.

Rolos

Os rolos para os POS podem ser de dois tipos: químicos (aqueles que são constituídos por um papel de duas vias), ou térmicos (via única e que imprime dois tickets).

voltar ao topo

S

Seller sites

Mercados virtuais agregando múltiplos compradores e um vendedor.

Servidor (server)

PC que administra e fornece programas para outros PCs ligados em rede.

SET (Secure Electronic Transaction)

Protocolo desenvolvido pela VISA e seus parceiros (American Express, MasterCard, IBM, Microsoft e Netscape) que garante transações seguras com cartão de crédito na Internet. Baseia-se na utilização de certificados digitais que geram um sistema de confiança durante toda a transação, validando o detentor do cartão e o comerciante. É garantida a confidencialidade e segurança nas mensagens transmitidas, pois toda a informação é cifrada através de uma chave pública que, depois de enviada, só pode ser descodificada utilizando uma chave privada.

Shopping virtual

Site que agrega diferentes comerciantes com lojas virtuais, numa única localização, num único site.

Site

Documento eletrónico acessível através da Internet graças a um browser, através do protocolo http, e que utiliza técnicas de hipertexto (texto que se ramifica e que permite escolhas ao seu leitor) O mesmo que website.

Software

Componente lógica da informática (programas, aplicações, sistemas operativos) que comanda o hardware.

SSL (Secure Sockets Layer)

Técnica de encriptação utilizada para ocultar informação enviada de um browser para um webserver, como sejam números de cartões de crédito utilizados na Internet.

voltar ao topo

T

TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol)

O protocolo de comunicações utilizado e que permite aos computadores na Internet comunicar uns com os outros, independentemente da plataforma usada.

Top Level Domain

Última parte do domínio/endereço. Cada país tem um domínio de topo. Por exemplo: au - Austrália; ca - Canadá; de - Alemanha; es - Espanha; fr - França; nl - Holanda; no - Noruega; pt - Portugal; se - Suécia; uk - Reino Unido; us - Estados Unidos. Se o domínio de topo não for um código de país, é provável (mas não obrigatório) que o país seja os E.U.A . Os domínios de topo norte-americanos são: com - Organizações comerciais; edu - Universidades; gov - Organismos do governo americano; mil - Organismos militares americanos; net - Fornecedores de serviço Internet; org - Organizações sem fins lucrativos.

TPA (Terminal de Pagamento Automático) ou POS (Point of Sale)

Ver POS.

Transações não presenciais

Transações em que não existe a presença física do cartão ou do seu titular (por exemplo vendas por Internet, vendas por catálogo e pagamento de compras em ATM). Nestes casos existe unicamente a comunicação dos elementos do cartão (via fax, correio, telefone, Internet, etc.).

Transações presenciais

São as transações tradicionais. Aquelas praticadas nos estabelecimentos físicos. Transações onde o cartão e o titular estão presentes.

voltar ao topo

U

URL (Uniform Resource Locator)

O mesmo que endereço electrónico. É o conjunto de caracteres usado pelos browsers (quer através do protocolo http, quer através de outros protocolos) para identificar uma página de informação específica. Tem uma estrutura normalizada, de forma a que cada URL represente um endereço único em toda a Internet. Por exemplo, o URL ou o endereço da home page da Redunicre é http://www.redunicre.com

voltar ao topo

W

Web

É a parte da Internet que suporta um interface gráfico de utilizador e que permite a navegação em hipertexto com um browser do tipo Internet Explorer ou Netscape.

Webdesign

Design específico para conteúdos web.

Webserver

Sistema capaz de fornecer acesso contínuo à Internet, ou a uma rede interna, armazenando e mostrando documentos e ficheiros através do protocolo HTTP.

WWW (World Wide Web)

Subconjunto da Internet, em que a informação é organizada utilizando hiperlinks, o que permite ao utilizador, através do clique no rato, saltar entre imagens, ver ficheiros de vídeo, ficheiros de áudio, outras páginas, e outros endereços Web. Quando os serviços na Internet não são em www só se pode utilizar informação em formato de texto.

voltar ao topo

X

XML (eXtensible Markup Language)

Linguagem que permite um melhor controlo que o HTML sobre a informação estruturada em webpages.

voltar ao topo