O site Redunicre utiliza Cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos.
Ao visitar-nos está a consentir a sua utilização. Para mais informações clique aqui.


Escolha da marca nos terminais de pagamento: sem impacto para os utilizadores


Nota de esclarecimento/informativa importante


De acordo com o Regulamento Europeu 751/2015, entrou em vigor, a 6 junho, a possibilidade de seleção da marca de pagamento pelos utilizadores dos cartões. Sublinha-se que a opção de escolha da marca de pagamento não altera, em nada, a forma de pagamento.

A nova opção é facultativa e apenas permite que os clientes escolham, no terminal que o comerciante disponibiliza, a marca pela qual desejam efetuar o pagamento das suas compras: VISA, VISA Electron, MasterCard, Maestro ou Multibanco. A opção por uma destas marcas, através da seleção do terminal automático, não tem qualquer influência no funcionamento do cartão.


A definição do pagamento das compras a débito ou a crédito depende exclusivamente do tipo de cartão utilizado. Assim:  
  • Cartões de débito: o utilizador pagará sempre a débito – sendo o valor da compra descontado imediatamente na sua conta bancária à ordem. VISA, VISA Electron, MasterCard, Maestro são alguns dos exemplos de marcas destes cartões.
  • Cartões de crédito: o utilizador pagará a crédito – ou seja o valor da compra será lançado na conta cartão e pago posteriormente.

Os utilizadores não têm qualquer custo adicional com a opção da marca e os comerciantes pagam as taxas de desconto contratadas, de acordo com a natureza da transação efetuada – a débito ou a crédito. A ordem pela qual as marcas aparecem nos terminais está relacionada com a marca principal do cartão. A primeira opção corresponde à marca principal do cartão do utilizador.

A Unicre, através das suas marcas, Redunicre e Unibanco, está a informar os seus clientes - comerciantes e utilizadores de cartões - esclarecendo as dúvidas sobre a nova opção. A Redunicre está inclusive a contactar toda a sua rede de comerciantes, através de diversos meios, dando informação pormenorizada sobre o funcionamento da nova opção e sobre os serviços disponibilizados nos terminais.

Para este efeito foi disponibilizado o endereço redunicre.comercial@unicre.pt e a linha telefónica 213 132 900.